Blog


Home Blog Retardante de chamas: o que são e como processá-los

Retardante de chamas: o que são e como processá-los

burning-flame-fire-fireplace-campfire-bonfire-flames-fire-pit-wood-burning-stove-fire-burning_t20_ne70W6

Retardantes de chamas têm uma função importante em segurança de materiais, mas é fundamental possuir as técnicas de processamento e uma estrutura adequada para garantir sua qualidade.

 

Para manter materiais com grande potencial inflamável – como certos polímeros – mais seguros e resistentes contra fogo, é comum a utilização de retardantes de chamas nos compostos. Sua aplicação vai desde componentes eletrônicos, plásticos e itens de madeira, até produtos especializados em combate a incêndios (como espumas e gases), o que demonstra sua alta flexibilidade de aplicações. Contudo, é importante ressaltar que, para obter máxima aderência a cada uma de suas potenciais finalidades, é fundamental ter um grande conhecimento sobre os processos adequados para cada objetivo.

Isso é particularmente importante quando a indústria opta pelo outsourcing de seu processamento de sólidos. Ao selecionar o parceiro, é altamente recomendável avaliar se seu fornecedor detém qualificações como:

 

Equipamentos especializados


Um dos pontos mais importantes neste processo está nos equipamentos, incluindo, carregadores, sistema de transporte e, especialmente, moinhos, que conseguem atingir especificações variadas e precisas para as partículas do produto. Materiais como o hidróxido de alumínio (ATH) podem ser micronizados de diferentes formas para atender a demandas específicas, e cada caso requer um tipo diferente de moinho, por isso é importante conhecer os recursos do fornecedor, de modo a avaliar sua capacidade de entregar exatamente aquilo que sua indústria busca.

Equipe experiente


Para atingir grandes resultados é fundamental que os operadores da linha saibam exatamente o que estão fazendo, com amplo conhecimento sobre o produto e as melhores práticas para seu processamento. Isso é garantia de aderência às especificações necessárias, por meio de aplicação das técnicas e dos equipamentos adequados.

Estruturas de apoio


A comprovação das características do produto só pode ser feita por meio de laudos de laboratórios com as devidas qualificações e acreditações. Por isso, confira se seu fornecedor possui este diferencial para atestar aquilo que é oferecido à sua indústria.

Histórico de sucesso


Analisar o histórico do fornecedor e seus cases de sucesso é um bom caminho para saber se ele está capacitado a oferecer o serviço a que ele se dispõe. No caso de ATH e outros retardantes, como se tratam de materiais com uma finalidade crítica, voltada para a prevenção e mitigação de acidentes, é muito recomendado atestar o sucesso prévio do fornecedor, para ter certeza de que ele domina este processo.

Se você busca um serviço de alto nível para o processamento de retardantes de chamas, venha falar com nossa equipe na SAPS. Com técnicos qualificados, engenheiros experientes e equipamento de ponta da Hosokawa e da Dynamic Air, nossa empresa está pronta para atender suas demandas com precisão, atenção a prazos e custos controlados. Fale com a SAPS e veja você mesmo o nosso diferencial.

SAPS Brasil

SAPS Brasil

guia-como-reduzir-gastos-com-outsourcing