Blog


Home Blog Mais forte que a crise: usando o outsourcing a seu favor

Mais forte que a crise: usando o outsourcing a seu favor

INDUSTRIAL 67

A pandemia de Covid-19 afetou duramente mercados em todo o mundo, mas a crise passará. Veja como o outsourcing de processamento de sólidos pode ajudar na retomada do seu negócio.

A economia é cíclica e, infelizmente, parte destes ciclos incluem crises e momentos de dificuldades para empresários, investidores e trabalhadores em geral. Estas crises podem ter origens variadas, indo desde escândalos governamentais, até falências em sequência de bancos ou, mais recentemente – e de forma bastante inesperada – pandemias. Por outro lado, após cada momento de perda, historicamente, o quadro que se viu foi de grande recuperação e crescimento, e é neste ponto que a indústria deve focar para aproveitar a onda de crescimento que deve se formar tão logo a crise do coronavírus passar.

Certamente o momento será de limitação de verba para investimentos e despesas, mas, ao mesmo tempo, as oportunidades deverão ser aproveitadas assim que surgirem para maximizar o crescimento das indústrias. A melhor forma de equilibrar estas duas necessidades está no outsourcing. Veja como esta modalidade pode ser um grande diferencial para os seus processos de materiais como moagem, micronização, classificação e análises de laboratório, além da retomada do crescimento de seu negócio:

Custos baseados em demanda (OPEX)

Uma enorme vantagem do outsourcing para a indústria reside no fato de não haver necessidade de investimentos em equipamentos e infraestrutura para ampliar sua produção ou atender novas demandas. Isso significa que, mesmo fábricas que passaram por downsizing por conta dos efeitos da paralisação conseguem rapidamente retomar um bom ritmo produtivo e sem a necessidade de investimento em equipamentos e estrutura (o chamado CAPEX). 

Sazonalidade

Para muitas empresas, a sazonalidade desencoraja o investimento em expansão, e isso fica ainda mais agravado em um momento pós-instabilidade financeira. Para aproveitar os picos de demanda sem um grande aporte de capital, o outsourcing é a saída mais indicada. Serviços especializados oferecidos na forma de terceirização permitem que a empresa atenda às demandas sazonais com despesas que se adequam à sua realidade, reduzindo riscos e facilitando seu crescimento.

Mudança no cenário do cliente

Novas demandas, novos hábitos e novos players podem mudar o panorama competitivo da indústria, e isso é especialmente verdadeiro após um momento de crise como o atual. Estas incertezas podem acabar dificultando ainda mais o investimento em equipamentos e estrutura, o que pode limitar a recuperação econômica. Novamente, ao terceirizar a operação, sua indústria consegue suprir demandas, testar novos produtos e reavaliar o perfil dos clientes e do mercado, tudo isso sem a necessidade de grandes alocações de verba.

Escalabilidade

O momento atual provavelmente vai impactar as demandas. Para quem tem maquinário próprio, isso representa um aumento da capacidade ociosa, o que afeta negativamente o desempenho do negócio. O outsourcing é uma solução eficaz para este desafio, pois permite a redução dos custos operacionais na mesma proporção que a produção se contrai. E, assim que se verifica o reaquecimento do mercado, seu parceiro estará pronto para ampliar sua produção novamente sem a necessidade da indústria investir em equipamentos. 

Estas vantagens mostram o quanto o outsourcing pode ser importante para indústrias que visam a uma rápida recuperação deste momento de instabilidade. Tão logo os efeitos da pandemia passarem, as organizações que contarem com os recursos certos terão as melhores condições de aproveitar a onda de retomada econômica e, portanto, de melhor se recuperar deste momento de instabilidade.

Conte com o know how e experiência da SAPS para a sua tomada de decisões!

SAPS Brasil

SAPS Brasil

guia-como-reduzir-gastos-com-outsourcing