Blog


Home Blog Os benefícios da terceirização do processamento de sólidos
[SAPS] Out_02.jpg

Os benefícios da terceirização do processamento de sólidos

A terceirização de serviços industriais é uma opção bastante viável e recomendada para indústrias brasileiras de diversos segmentos e tem criado uma vantagem competitiva bastante importante para essas empresas, algo extremamente necessário num mercado tão acirrado em que a competição é global.

É interessante notar como esse fenômeno deixou de ser tendência para ser uma realidade no país: seis em cada dez indústrias brasileiras utilizam algum tipo de serviço terceirizado em pelo menos uma etapa de sua produção, de acordo com um levantamento da Confederação Nacional de Indústrias.

As indústrias têm contratado serviços e bens especializados de outras empresas a fim de incorporar tecnologias modernas em seus processos, além de garantir maior eficiência e produtividade.

A geração desses benefícios ocorre porque geralmente a empresa parceira é especializada no serviço em questão. Assim, existe um ganho considerável de tempo para otimizar outros pontos da própria indústria, o que depende de cada processo produtivo.

Um bom exemplo é a terceirização da moagem industrial por indústrias como a química e a de minérios e metais. O processamento de sólidos é essencial para esses segmentos e consideravelmente específico. Mesmo assim, ele pode ser feito por outras empresas, mesmo considerando a logística com o transporte da matéria-prima.

 

Os benefícios da terceirização do processamento de sólidos

Contar com empresa parceira especializada na terceirização de serviços reduz desperdício de matéria-prima, aumenta a agilidade no ciclo produtivo e, portanto, permite um volume maior de materiais produzidos. O resultado? Maior volume de venda e geração de lucro para a indústria.

 

Novos produtos a partir da mesma matéria-prima

No caso da indústria química, o processamento de determinados sólidos permite  transformar a matéria-prima em compostos com novas propriedades, que não estavam facilmente disponíveis ou nem mesmo existiam quando o produto está em estado bruto. Isso significa que a moagem permite a mistura da matéria-prima que passou pelo processo de micronização, por exemplo, com outros produtos para a geração de compostos químicos novos, para uso em aplicações específicas.

Redução de custos no processamento de sólidos

Terceirizar essa atividade em específico acaba gerando uma redução drástica dos custos com manutenção, limpeza e aquisição de equipamentos. Isso porque a indústria que contrata o serviço de outra empresa acaba não precisando investir em novos sistemas para realizar o processamento dos sólidos.

Também há um fator essencial de redução de custos com os colaboradores da indústria de quem contrata os serviços terceirizados, uma vez que a responsabilidade com esses profissionais é inteiramente da empresa que foi contratada para realizar o serviço.

 

Melhor previsão de investimentos

A terceirização  garante, além desses pontos acima citados, a priorização de investimentos por parte da indústria que está contratando os serviços. É possível lançar um novo produto no mercado sem sustos no orçamento. Assim, você consegue se planejar antecipadamente, sem imprevistos financeiros.

Alta tecnologia e mão de obra especializada

Para serviços industriais, como o processamento de sólidos, por exemplo, a terceirização permite um produto final de altíssima qualidade. Para ser mais específico, vamos falar sobre a redução de tamanho. Esse tipo de processo acaba sendo feito por equipamentos de altíssima tecnologia. A depender do porte da indústria, especialmente as menores, o investimento é alto para comprar esse equipamento e acaba inviabilizando o acesso aos seus benefícios. Já em relação às fábricas maiores, a economia de recursos é que justifica terceirizar parte da sua produção.

Outro custo que não deve ser desprezado é com a mão de obra especializada para operar esses equipamentos de alta performance e confiança. Além do treinamento, você precisa levar em consideração custos com folha de pagamento, benefícios e até mesmo rescisão trabalhista.Ao realizar o estudo de custos, o planejamento de atividades e o cronograma de cada processamento, você bem provavelmente chegará à conclusão de que contratar o serviço terceirizado altamente especializado trará mais vantagens do que ampliar seu parque fabril.

Esse último passo, em especial, é importante para determinar se os resultados esperados e planejados estão sendo alcançados ou se alguma mudança será necessária para alinhar as entregas com as expectativas da indústria contratante. Também é essencial estipular essas expectativas e resultados planejados previamente e em conjunto com a equipe que fará toda a parte operacional e de gestão da terceirização industrial.

Além de todos os benefícios listados acima, a terceirização de processos industriais poderá trazer à sua indústria a vantagem de tornar eventuais demandas sazonais ou repentinas em oportunidades de novos negócios. Tudo com segurança e experiência na operação.

 

Terceirize o processamento de sólidos da sua indústria e otimize sua produção, reduzindo custos e priorizando seus investimentos.

New call-to-action