Blog


Home Blog Aquisição versus Terceirização: o que é melhor para o seu processo industrial?

Aquisição versus Terceirização: o que é melhor para o seu processo industrial?

Independentemente do porte ou do segmento, quem atua na indústria está sempre atento à qualidade dos serviços e produtos oferecidos, ao crescimento e potencial do mercado e, principalmente, às maneiras de elevar a produção de sua indústria - em quantidade e qualidade. Claro, com foco ainda na redução de custos e na previsão de possíveis problemas.


Nesse sentido, toda empresa tem duas opções para seguir adiante:

1- adquirir toda infraestrutura para realização de determinados processos internos – muitas vezes complexos e caros;

2- contar com um parceiro especializado, que por meio da sua expertise, realizará uma parte do processo da sua produção.


De acordo com a mais recente pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), 63% das empresas industriais de transformação, extrativas e de construção utilizam serviços terceirizados.

O mesmo estudo aponta que mais de dois terços da indústria terceirizou serviços entre 2004 e 2007 e que estes vão muito além do suporte, como limpeza, conservação e segurança. Eles contemplam também a montagem e a manutenção de equipamentos, logística, TI e segurança da informação, bem como serviços de consultoria técnica, por exemplo. Esse cenário aponta a latente adesão da terceirização como modelo de negócio.

A pesquisa ainda indica que 84% das empresas planejam manter ou aumentar a utilização desse modelo e que 54% afirmaram que teriam sua produção prejudicada caso não fosse possível terceirizar. Mas por que?


Vantagens da terceirização de serviços industriais

Isso se dá pois a contratação de serviços especializados representa para empresa contratante uma série de benefícios, que já explicamos anteriormente mas reforçamos aqui:

  • ganho de tempo
  • aumento da qualidade do serviço
  • utilização de tecnologias emergentes de produção e gestão de processos
  • redução de custos operacionais e de infraestrutura


O último tópico apontado acima é o principal motivo para que empresas optem por terceirizar, o que é compreensível, levando em consideração o atual cenário de crise do país e aumento de competitividade dos atuais players de mercado.

Deve-se salientar que essa redução de custos se dá não somente pela diminuição de despesas com uma equipe qualificada, equipamentos e infraestrutura necessários para operação, mas também pela otimização da operação de produção, pelo ganho de inteligência e eficiência, bem como um maior aproveitamento da matéria-prima.


Quais serviços  industriais sua fábrica pode terceirizar?


Para a indústria de minérios e metais, esse cenário não é diferente, tampouco para a indústria química. Pensando justamente nesses segmentos, a SAPS oferece a terceirização de serviços de processamento de sólidos, como:

  • moagem industrial
  • redução de partículas
  • micronização
  • classificação
  • análises de laboratório


Vantagens de terceirizar com a SAPS


Por meio dessa terceirização com a SAPS, sua fábrica pode contar com os seguintes benefícios durante a produção:

  • aumento da capacidade produtiva sem grandes investimentos em infraestrutura
  • redução e/ou previsão mais precisa dos custos da sua operação
  • produção de materiais de nicho
  • introdução de novos produtos no mercado


A SAPS também atua no segmento de análises laboratoriais para atender com excelência e precisão a demanda da classificação física de sólidos a granel. Os relatórios dessas análises são enviados em até 24 horas após o recebimento do material a ser analisado. Para a análise de produtos com tendência a aglomerar, gordurosos e finos, a SAPS oferece o Ensaio Granulométrico por Peneiramento à Vácuo.

Sua produção pode contar ainda com o
Ensaio de Granulometria por Difração a Laser (atestado pela ISO 13320), com a determinação da fluidez e inundabilidade de produtos por meio dos índices CARR e análises complementares, a fim de determinar a umidade com curva de secagem completa e densificação por vácuo para determinação da quantidade de ar da amostra.

Nesse cenário empresarial, no qual a terceirização está cada vez mais em evidência, é importante contar com um parceiro que ofereça soluções de qualidade garantida. Portanto, a orientação é que você se certifique da expertise do seu parceiro no mercado de processamento industrial também em termos de segurança.

Nós oferecemos sistemas à prova de explosão, atendendo a norma Europeia ATEX e com mínimo risco de contaminação do material processado, uma vez que todos os sistemas SAPS são confeccionados em aço inoxidável 316L.

Mais do que delegar uma etapa do processo de produção da sua indústria, a terceirização de serviços pode se tornar uma parceria estratégica que gera aumento de performance e rentabilidade do seu negócio.

SAPS Brasil

SAPS Brasil

guia-como-reduzir-gastos-com-outsourcing