Blog


Home Blog Parceria com a SAPS tira seu projeto do papel quando o assunto é moagem e micronização

Parceria com a SAPS tira seu projeto do papel quando o assunto é moagem e micronização

FACHADA SAPS (5)

Parte das vezes, uma boa ideia esbarra em um obstáculo e acaba engavetada: o custo frente a um mercado ainda pioneiro e um cenário incerto. Mas para a indústria, a solução pode ser terceirizar alguns processos como os oferecidos pela SAPS.

A SAPS têm no seu nome o resumo de suas atividades: Serviços Avançados de Processamento de Sólidos. Em uma planta própria com 1.000 m2, equipamentos de alta tecnologia e laboratório completo, a empresa realiza processos de moagem, micronização para obtenção de partículas ultrafinas, classificação e análise de materiais granulados e em pó.

Os serviços abrangem áreas diversas, como a de reciclagem e metais, mas têm ênfase no processamento de químicos e minérios. Pigmentos, sílica, alumina e magnésio são apenas alguns exemplos do que podemos beneficiar.

Vantagens em ter a SAPS como parceira

Uma startup teve a ideia de usar os resíduos da fabricação de celulose para produzir borracha, mas a viabilidade estrutural do negócio era nula: altos investimentos em equipamentos sofisticados e, até, local para a armazenagem estavam fora de questão.

“Os serviços de terceirização de moagem são ideais para empresas que não desejam investir em sistemas próprios e para as que comercializam produtos, mas não contam com fabricação própria como as trading companies”, afirma Rafael Páez, Engenheiro de Aplicação.

Assim, a SAPS, uma joint venture, entrou com a expertise de suas duas fundadoras, a Dynamic Air – especialista em transportes pneumáticos – e a Hosokawa Alpine – há um século no mercado de moagens e classificações. O material foi seco, peneirado, micronizado e a aplicabilidade e desempenho mensurados. Com a análise em mãos, o processamento final e a estocagem foram feitos com sucesso.

A ideia ganhou vida pela redução das despesas iniciais com instalações e mão-de-obra e, agora, a startup prevê seus custos de forma realista para futuros investimentos e é versátil, se adaptando à demanda de mercado que vem sendo construída. Além disso, as análises garantiram a qualidade do material inovador, que antes iria para o lixo. O meio ambiente agradece e os investidores, também.

 

Temos o que você precisa

A menos de 100 km da capital paulista, a SAPS recebe seu produto e, a depender do tipo de material, tem capacidade de beneficiamento média de 10 toneladas diárias. Mas tal montante pode ser expandido em até 5 vezes. Os processos de moagem e micronização têm potencial para produzir partículas mínimas, abaixo de 1 mícron (ou seja, um milímetro dividido em mil partes!).

Os protocolos de segurança são garantidos com equipamentos à prova de explosões [10 bar (g)] e mínima contaminação, porque são constituídos de aço inoxidável resistente (316 L) e fácil de limpar. Sua empresa entrega a matéria bruta e retira o produto pronto, sem percalços.

Para as análises, rapidez e excelência são os pontos-chave: a caracterização física de sólidos a granel é realizada em até 24 horas e segue as normas da ABNT. Uniformidade, densidade, fluidez e inundabilidade são apenas alguns dos parâmetros obtidos, derivados de uma experiência de mais de 100 mil testes em diferentes produtos.

Para saber mais sobre o que a SAPS pode oferecer, acesse nosso site ou entre em contato.

SAPS Brasil

SAPS Brasil