Blog


Home Blog As melhores soluções para quem não possui sistema próprio de processamento de sólidos

As melhores soluções para quem não possui sistema próprio de processamento de sólidos

Desde sua regulamentação pela legislação brasileira, em março de 2017, a terceirização industrial de serviços especializados entre empresas tem ganhado cada vez mais espaço no mercado e economia do país, podendo, inclusive, ser considerado um modelo de negócio em expansão.

A prática, utilizada por 63% das empresas em 2017, de acordo com a pesquisa Sondagem Especial realizada pela CNI – Confederação Nacional da Indústria, garante às empresas contratantes uma série de benefícios com impactos diretos na sua produção, no que tange à qualidade, quantidade e, principalmente, redução de custos – fator decisivo na hora da escolha entre terceirizar ou adquirir sistemas completos para realização de determinada operação interna. Isso se dá, majoritariamente, porque o modelo permite à contratante agregar aos seus processos toda a expertise, eficiência, tecnologia e qualidade de um parceiro técnico especializado, garantindo assim a excelência necessária para a produção.

No caso do processamento de sólidos industriais, que entre outras etapas é composto por moagem ou redução de tamanho, classificação, micronização e análise laboratorial, essa terceirização pode representar não somente uma redução de custos expressiva, mas pode implicar no aumento significativo da capacidade produtiva, por meio da otimização dos processos, previsão de custos, redução na manutenção preventiva e pela disponibilidade de tecnologias diferenciadas oferecidas pelo parceiro.

Outro cenário comum em que a terceirização desse processo se faz válida é em casos de expansão sazonal de demandas. Imagine que o consumo do principal mineral da sua empresa cresceu exponencialmente em um curto período de tempo em razão de uma data especial, o que fazer?

Se sua empresa possui uma infraestrutura própria para atender sua demanda recorrente, esse cenário poderá representar prejuízo, uma vez que não dará conta de atender a demanda e estará atrás da concorrência, dado o atual nível de competitividade do mercado brasileiro.

No entanto, se sua operação de processamento de sólidos estiver delegada a uma empresa parceira que trabalha somente com esse tipo de processo, existe a segurança da escalabilidade das operações para que a demanda seja atendida com o aumento da produção, garantindo à sua empresa um maior nível de competitividade frente à concorrência.

Esse cenário é somente um dos muitos exemplos em que é possível verificar a importância da terceirização de processos e serviços para a indústria e corrobora com os dados que constam na Sondagem Especial da CNI: 54% das empresas disseram ser prejudicadas se não tivessem a opção de terceirizar processos e demandas especializadas para parceiros com a expertise necessária.

No entanto, a dúvida entre investir em uma infraestrutura própria ou terceirizar é comum no dia a dia dos gerentes de operação de diversas indústrias. Pensando nisso, nós preparamos para você alguns pontos de atenção com o objetivo de te auxiliar na tomada de decisão:

 

Sua empresa possui toda infraestrutura (equipamento, tecnologia e equipe qualificada) para dar início às atividades?

É necessário estar atento à principal barreira que diferencia empresas bem-sucedidas daquelas que falham. Ter toda a infraestrutura é fator primordial para dar início às atividades. Nessa etapa, sua empresa deveria estar pensando no espaço, nos equipamentos, na mão-de-obra especializada, quem irá gerenciar a operação. Falhar aqui não é uma opção.


Se possui: seu processo é eficiente. A conta fecha no final do mês?

Se sua empresa já possui toda essa estrutura e já tem o processo industrial ativo, uma pergunta importante pode revelar a necessidade da terceirização: o processo está sendo eficiente? É possível otimizá-lo em algum aspecto? Se seus sensores e equipamentos não estiverem ajustados corretamente, eles podem implicar em prejuízos constantes para sua empresa, muitas vezes imperceptíveis pela falta de experiência. Pode ser uma boa hora para contar com um parceiro especializado.

Se não possuiu: sua empresa dispõe dos recursos necessários para comprar os ativos necessários para garantir a atividade do seu processo fabril?

Se sua empresa ainda não tem a infraestrutura para receber dentro de casa um processo industrial desse porte, sem problemas. O próximo passo é adquirir o espaço, adequá-lo para o maquinário, comprar as máquinas e equipamentos, realizar testes de segurança, contratar equipe operacional, gerencial, de manutenção. Resumindo: exige um investimento considerável. Por que não, então, deixar que seu parceiro especializado se preocupe com tudo isso?


Sua empresa possui expertise no processo em que desejam investir?

Se o processo em que sua empresa deseja investir é uma extensão, atualização ou derivação de um processo já conhecido e executado, siga em frente. Mas por que se arriscar investindo recursos, tempo e pessoal em algo que nunca fora feito antes?


Sua empresa possui recursos para realização de manutenções, compra de peças sobressalentes e outras ações preventivas?

Uma das grandes vantagens da terceirização é a gama de serviços adjacentes somados ao serviço principal, como montagem, instalação e manutenção dos equipamentos; transporte e logística; limpeza e conservação; TI; pesquisa, desenvolvimento e atualização de software e hardware; e consultoria e suporte técnico.

Raramente, empresas que possuem operações internas dispõem de equipe especializada para cada uma dessas tarefas o que pode acarretar desde a diminuição da eficiência operacional, até falhas de sistema e segurança, avaria e mau uso dos equipamentos. Outra vantagem para contar com um parceiro que garanta não somente a infraestrutura e pessoal para a operação, mas como toda conservação e suporte necessário.


Laboratório e análise: uma questão sensível

Okay. O processo industrial da sua empresa está estabelecido e funcionando dentro dos parâmetros esperados. Hora de garantir a qualidade do seu produto final. Seu laboratório possui equipamentos e equipe qualificada para realizar com precisão as análises laboratoriais que irão determinar a qualidade do seu produto? Ele é acreditado pelas normas reguladoras da ABNT? É uma questão delicada que pode prejudicar não somente a qualidade do seu produto, mas pode manchar a reputação e o nome da sua empresa.


Ficou alguma dúvida de como as soluções terceirizadas da SAPS podem agregar eficiência, inteligência e reduzir os custos da sua operação? Fale com um de nossos consultores especializados.

SAPS Brasil

SAPS Brasil

New call-to-action