Blog


Home Blog Melhores práticas para moagem de minérios e metais

Melhores práticas para moagem de minérios e metais

As indústrias de minérios e metais trabalham com alguns dos materiais mais abrasivos e duros. Para conseguir processá-los, esse segmento industrial exige equipamentos e mão de obra específicos e de alta capacidade técnica. Do contrário, existe o risco de gerar grandes prejuízos, com danos aos equipamentos, perda de matéria-prima e até descumprimento de contratos com clientes.


É por isso que muitas indústrias escolhem a terceirização dos serviços de moagem industrial. Como o processo é essencial para a operação, quando a indústria não possui sistemas próprios, acaba utilizando serviços terceirizados que ampliam a produção com um ótimo custo-benefício. Essa é uma medida preventiva bastante indicada, mas exige atenção.


Sem uma empresa parceira para assumir esta etapa do processamento de sólidos, a sua fábrica pode ter gastos maiores do que os previstos com a terceirização. Por isso, é essencial conhecer as melhores práticas da moagem, quais equipamentos são os mais indicados e conhecer as características desse material.


Melhores práticas para moagem de minérios e metais

Entre os principais desafios no processamento para reduzir o tamanho de minérios e metais, vale destacar:

  • alto consumo de energia pelos equipamentos

  • desperdício de matéria-prima

  • dificuldades em atingir uma nova especificação de tamanho de partícula

  • produção com altas capacidades

  • desgaste de equipamentos e componentes

  • necessidade de equipamentos específicos durante o processamento


Porém, mais do que saber quais equipamentos empregar na sua indústria, você deve estar atento à preservação deles dentro do seu parque fabril. Quando conta com uma empresa parceira para fazer esse tipo de serviço, você poupa seus equipamentos de desgastes e ainda conta com mão de obra altamente capacitada para realizar a operação.


Portanto, a terceirização desse serviço é uma importante vantagem competitiva para a sua fábrica.



Como evitar principais riscos na moagem de minérios e metais?

A SAPS - Serviços Avançados de Processamento de Sólidos conta com soluções inovadoras na terceirização de processamentos de materiais, como moagem  para a indústria de minérios e metais. Estes são alguns exemplos de materiais processados em nossas instalações para esse segmento:

• Carbonato de cálcio

• Talco

• Grafite

• Carboneto de Tungstênio

• Magnésio

• Zinco

• Alumina entre outros



A moagem  industrial representa a redução de tamanho dos materiais. Essencialmente, ela reduz a granulometria dos sólidos com objetivos bastante específicos dentro de cada indústria ou para o desenvolvimento de novos produtos a fim de atingir mercados potenciais.


Devido aos ciclos de investimento extremamente longos, as indústrias de minérios e metais são consideravelmente conservadoras quando se trata de introduzir novas tecnologias, o que representa um “salto quântico” para elas, não só no que se refere aos investimentos, mas também à aplicação dessas novas tecnologias nas operações.


Isso só confirma a importância da terceirização do processamento de sólidos para a saúde da indústria de minérios e metais como um todo. Com a moagem industrial sendo terceirizada para empresas que possuem no know-how técnicos especializados nestes processos, a garantia de um serviço de qualidade é muito maior.Vale destacar também a eficiência econômica e operacional da sua própria indústria, com um investimento totalmente direcionado em trazer mais resultados sem a compra de novos equipamentos.

 

SAPS Brasil

SAPS Brasil

New call-to-action