Blog


Home Blog Case SAPS: Empresa do segmento de Mineração

Case SAPS: Empresa do segmento de Mineração

CARVÃO MINERAL

O que acontece quando unimos o melhor em manuseio de sólidos com sistemas líderes em moagem e micronização? Resultados notáveis para diversas empresas. Veja como a SAPS contribuiu de forma decisiva para uma empresa do segmento de Mineração - e como ela pode fazer o mesmo por você.

Situação

A empresa buscava desenvolver e introduzir no mercado produtos de alto valor agregado para aplicações de nicho, os quais precisavam passar por um processo de micronização para atingir as propriedades requeridas e, com isso, se diferenciar. Havia, contudo, desafios: por se tratarem de produtos ainda em fase de desenvolvimento, o uso industrial desses materiais era incerto, dificultando o convencimento da diretoria para realizar investimentos em equipamentos que entregassem esses resultados.

Com isso, a situação era difícil de ser resolvida: sem os equipamentos certos, não era possível desenvolver o produto e, sem ele, não se conseguiria provar o potencial de mercado que justificaria o investimento.  Além disso, a empresa buscava processos distintos de micronização a depender do material, o que atrapalhava ainda mais a situação, já que isso implicava em mais investimentos.

Diante disso, a solução encontrada foi buscar um parceiro que atuasse sob demanda, na modalidade de outsourcing, e que tivesse toda a expertise necessária para realizar o trabalho com grau de precisão técnica necessário.

Solução

Após estudar opções no mercado a empresa escolheu a SAPS como fornecedor para este projeto. A expertise de seus profissionais, aliadas aos equipamentos de ponta da empresa, foi vista como um diferencial e foi decisiva na escolha do fornecedor. Como atua em outsourcing, foi possível desenvolver o projeto sem investimento em infraestrutura e com obtenção de todos os requisitos de qualidade.

Os materiais trabalhados tinham aplicações nobres como: lentes fotográficas, baterias, entre outras, o que reforçava a necessidade de um alto grau de precisão técnica na micronização dos elementos. Dentre os desafios em relação ao processo solucionado pela SAPS, vale destacar a distribuição granulométrica extremamente estreita e fina (d50 < 1µm).

Para o processamento, a SAPS optou pelo moinho de jatos opostos AFG que atingiu a granulometria desejada.

Este nível de qualidade se deve, entre outros fatores, ao projeto patenteado do sistema de classificação (NG) e à moagem autógena empregada por este equipamento: nele, as partículas são aceleradas e colidem umas com as outras, evitando o atrito com as paredes do equipamento.

Este produto, combinado com as tecnologias da Dynamic Air para manuseio de sólidos que, entre outras coisas, se destacam pela eficiência e por equipamentos de extrema qualidade, ajudam a manter um nível ótimo de pureza e com mínimas perdas.

O que concluímos

O projeto foi um sucesso, com parâmetros de qualidade e prazo atingidos com total sucesso, e dentro da verba disponível. Com a entrega dos produtos devidamente processados, o cliente pode constatar a qualidade técnica da SAPS, o que sedimentou o início de uma parceria duradoura: ele ainda conta com nossa empresa para realizar a micronização de materiais de alto valor agregado.

SAPS Brasil

SAPS Brasil

guia-como-reduzir-gastos-com-outsourcing