Blog


Home Blog A terceirização de serviços industriais como vantagem competitiva

A terceirização de serviços industriais como vantagem competitiva

A terceirização de serviços  é um processo que nas últimas décadas tem ganhado bastante aceitação em indústrias dos mais diversos tipos, como a química, minérios e metais, entre outras, em países de todo o mundo.

Antes, a terceirização era vista como um custo desnecessário e muitas vezes arbitrária, já que não era possível controlar tão bem o resultado final da prestação dos serviços. No entanto, em um mundo que segue acelerado no caminho da globalização inclusive da produção fabril, a redução de custos e o aumento de margens passaram a ser palavras de ordem nos negócios. Nesse sentido, a terceirização de serviços industriais também se revela como uma estratégia de gestão moderna, inovadora e que oferece grande vantagem competitiva.


Em que momentos a terceirização de serviços industriais é indicada?

A terceirização é uma importante aliada quando você tem, entre outros desafios: produzir materiais de nicho; analisar fisicamente sólidos a granel; a moagem ou micronização de produtos  e outras etapas que fazem parte de um processamento de sólidos.


O objetivo principal da contratação de um serviço de terceirização é o aumento da capacidade produtiva da própria indústria. Isso pode ocorrer quando existe uma limitação ou a necessidade de expandir uma linha de produtos.


Demanda sazonal

Esse tipo de demanda é variável no decorrer de determinados períodos do ano, como por exemplo a indústria química, responsável pelo processamento de boa parte da matéria-prima que compõe os insumos agrícolas utilizados no campo. A sazonalidade da produção agrícola e, por consequência, da produção de insumos está intimamente ligada às condições do solo e do clima, que podem acabar limitando ou até mesmo impedindo o manejo de determinadas culturas.Para o modelo de produção exigido por esse tipo de indústria, é fundamental que o planejamento seja diferenciado para não ampliar a produção interna rapidamente e depois verificar que os equipamentos não são mais necessários assim que a demanda diminui novamente.

Assim, a terceirização é o recurso mais indicado para atender essa demanda sazonal. Logicamente, é preciso fazer um estudo prévio sobre as demandas da sua indústria para entender se elas exigem um processo de terceirização da moagem industrial.Indústrias de minérios e metais, demandam bastante esse tipo de prestação de serviços. Do mesmo modo, é necessário realizar uma análise aprofundada para que as etapas sazonais sejam atendidas de maneira apropriada e que gere ganhos em termos de vantagem competitiva.

 

Demanda recorrente maior do que a capacidade produtiva

Existem também casos em que a demanda recorrente da sua indústria está maior do que sua capacidade produtiva. É aqui que o gestor responsável pode buscar na terceirização dos serviços industriais a saída para atender a demanda extra, pelo menos até o momento em que for viável ampliar a capacidade produtiva da própria indústria.

Entre outras vantagens para a sua fábrica, podemos apontar a redução de custos operacionais e otimização do tempo de trabalho dos colaboradores.


Introdução de novos produtos no mercado

O momento de introdução de um novo produto no mercado é sempre delicado. Por isso, o ideal é  buscar soluções que permitam reduzir o investimento mínimo e os riscos possíveis. A partir da terceirização, você tem a chance de identificar se a demanda vai realmente existir e se manter ao longo de determinados períodos.

 

Investimento inicial em infraestrutura

Não costuma ser fácil, em especial a pequenas e médias indústrias, garantir investimentos iniciais para compra de infraestrutura e equipamentos industriais. E quando a empresa não possui capital para manter uma equipe especializada, bem como dar a manutenção, limpeza, atualização, renovação dos equipamentos para processamento de sólidos industriais é preciso repensar a estratégia.

Já as indústrias de grande porte enfrentam uma realidade um pouco diferente mas também têm benefícios na terceirização de serviços de processamento de sólidos. Especialmente aquelas que fabricam produtos específicos e sazonais enxergam na terceirização um caminho para deixar de alocar recursos em estrutura e equipamentos próprios nem arcar com custos de manutenção e investimento em pessoas. Portanto, a economia de recursos justifica a contratação de uma empresa parceira para realizar o processamento de sólidos terceirizado.


Conclusão dos benefícios da terceirização de serviços industriais

Você já deve ter notado as inúmeras vantagens do processo, claro, se realizado da maneira correta. Aqui reunimos as principais para a sua fábrica:

1. Otimização do tempo de trabalho dos gestores e dos colaboradores

2. Redução de investimento inicial e de custos operacionais

3. Especialização de mão de obra na operação

4. Foco no core business e na estratégia corporativa

5. Priorização de investimentos

6. Ampliação de vantagem competitiva

 

A ideia principal com a terceirização de serviços industriais é a de construir parcerias com fornecedores e não apenas contratar um novo serviço. Portanto, sua parceira nesse processo deve ser uma empresa especializada e com know-how técnico avançado. Tudo para garantir um serviço de qualidade e que seja realmente capaz de gerar vantagem competitiva.

SAPS Brasil

SAPS Brasil

New call-to-action