Blog


Home Blog Terceirização de análises de laboratório na indústria: vantagens e desvantagens

Terceirização de análises de laboratório na indústria: vantagens e desvantagens

Atualmente, a terceirização de serviços está conquistando maior espaço no mercado brasileiro. Com esses avanços, o principal motivo para essa prática é a otimização de serviços específicos nas empresas, devido à um modelo mais flexível de negócios. Embora conhecida, ainda existem dúvidas se a terceirização, de fato, auxilia na redução de custos e aumento de produtividade, mas esses não são os únicos fatores a serem levados em consideração na hora do planejamento.

No que se refere à análises de laboratório na indústria, sabemos que envolvem importantes testes que podem direcionar as empresas em assuntos ligados à capacidade de produção, projeções, novos produtos, entrega de produtos finais de qualidade, dentre outras atividades. Por isso, a decisão e a necessidade deste tipo de terceirização requer cuidado e avaliação.

Vantagens da terceirização de análises de laboratório

  • Prazos adequados

Para melhor planejamento estratégico, ao invés de encaixar dentre as demandas do próprio laboratório ou mesmo se não o tiver, a empresa terceirizada poderá realizar a análise e entregar os resultados no tempo combinado sem que haja impacto nos próprios processos da empresa.

  • Tecnologia e validação

Empresas terceirizadas, por terem foco em análises específicas, possuem tecnologia avançada para otimizar os recursos que a contratada espera alcançar. Além disso, estão certificadas para a validação do serviço prestado.

  • Infraestrutura e mão de obra

Sem precisar investir em espaço físico, equipamentos avançados, tecnologia e colaboradores especializados, a empresa conta com todos esses diferenciais, podendo investir em outras necessidades.

  • Reprodutibilidade

Com análises em diversos aspectos, a alta especialização ajudará sua empresa a obter resultados mais precisos para atender a sua necessidade em grande escala, contando sempre com um processo qualificado.

  • Equipamentos adequados

A empresa terceirizada terá todo o suporte e equipamentos necessários para realizar a análise de forma assertiva e profissional, garantindo maior eficiência e qualidade no serviço prestado.

Desvantagens da terceirização de análises de laboratório

  • Mobilização do material

É preciso que a empresa transporte o material que será analisado para a contratada e, dependendo da localidade, tipo de material e condições de transporte, podem ocorrer atrasos.

  • Qualidade da entrega

Ao optar por terceirizar com uma empresa sem know-how ou com equipamentos que não possuam as melhores tecnologias, a qualidade da entrega pode não ser a esperada, desconfigurando a organização e planejamento iniciais.

  • Instabilidade na prestação de serviços

Sua empresa estará suscetível a fatores como: prazos estendidos na entrega, resultados abaixo do esperado, falta de flexibilidade e dificuldades na gestão, não priorizando a experiência ao cliente. Por isso é tão importante trabalhar com um parceiro confiável e responsável.

  • Compartilhamento de informações confidenciais

Um acordo de confidencialidade deve estar em vigor entre as empresas, já que a terceirizada terá acesso a dados críticos e informações confidenciais.

Entre vantagens e desvantagens, sua empresa deve decidir a opção que mais se adequa ao cenário e investimento atual. Conheça as referências do parceiro para ter certeza que ele atende às suas necessidades e examine cuidadosamente esta decisão.

SAPS Brasil

SAPS Brasil

guia-como-reduzir-gastos-com-outsourcing