Blog


Home Blog Tamanho e distribuição de partículas no processamento de sólidos: por que são fatores determinantes?

Tamanho e distribuição de partículas no processamento de sólidos: por que são fatores determinantes?

Entenda a importância da etapa de análise das dimensões adequadas de diferentes tipos de materiais sólidos

Diversos segmentos industriais dependem do processamento de sólidos secos para desenvolver seus produtos finais. Dentre as etapas cruciais para o sucesso da produção, encontra-se a análise de laboratório, responsável pela determinação do tamanho e distribuição das partículas.

 

A unidade de medida mais comum para classificação de tamanho para uma partícula é a μm ou nm. Já a distribuição, caracteriza-se pela porcentagem do número de partículas em uma faixa de tamanho específico em comparação com o número total de partículas, podendo ser expressada de diferentes formas e critérios, como: número, diâmetro, área, volume e massa.

 

As partículas podem ser pequenas, mas saber utilizar suas dimensões para desenvolver produtos realmente eficazes é de grande valia para as indústrias, especialmente, as que necessitam de materiais em pó. Isso porque o tamanho das partículas é um fator dos fatores mais importantes na hora de avaliar, por exemplo, a taxa de decomposição de produtos farmacêuticos, as diferentes reações de cimento na água ( sua força de ligação e nível cobertura de revestimentos), a eficiência de filtragem de filtros, entre outros.

 

Citando o segmento da agricultura, o qual opera com defensivos agrícolas, atingir o tamanho das partículas adequadas impacta na eficiência e dispersabilidade do produto. E mais, caso as dimensões sejam incorretas, corre-se o risco de pós extremamente finos serem incompatíveis com os filtros, causando poluição e contaminação do ambiente ao serem espalhados em excesso.

 

Analisando o espectro operacional, compreender as dimensões das partículas, também é uma vantagem no momento de armazenar, manusear e processar os materiais, pois torna mais claro:

  • A previsão da quantidade de ensacamentos por meio da densidade a granel;
  • O comportamento do material em diversos processos e condições;
  • Os processos e equipamentos mais adequados para o tipo de material;
  • O tempo necessário para cada etapa do processamento, armazenamento e manuseamento.

 

Com essas informações em mãos, é possível prever comportamentos inesperados e corrigi-los previamente, evitar desperdícios de materiais, perda de matéria-prima, ajustar os tamanhos para que o produto cumpra seu papel com qualidade e segurança, ganhar maior confiabilidade e competitividade no mercado, entre muitas outras vantagens.

 A SAPS é especializada em soluções inovadoras na terceirização de processos de materiais como moagem, micronização, classificação e análises de laboratório e conta com equipamentos de última geração, além de profissionais experientes que vão te auxiliar durante todo o planejamento e execução.

 

Agora que você já sabe sobre a importância de conhecer o tamanho e dimensão das partículas e como isso impacta na qualidade e nos custos da sua indústria, fale com um de nossos especialistas e encontre a melhor solução para alavancar seus resultados.

 

SAPS Brasil

SAPS Brasil

Fale com nossos especialistas