Blog


Home Blog Por que o outsourcing é mais eficiente na indústria?

Por que o outsourcing é mais eficiente na indústria?

Veja como o mesmo processo pode ser muito diferente em termos de qualidade e produtividade quando é realizado por empresas especializadas.

 Para muitas fábricas, a internalização de processos de moagem e micronização parece a escolha mais lógica e intuitiva em termos de garantia de qualidade, agilidade e mesmo custos, entendendo que sua experiência em seu ramo se estende a todas as etapas e atividades da produção. Assim, enxergam que o investimento em equipamentos e pessoas traz o melhor retorno financeiro e, paralelamente, a melhor garantia de qualidade para seu produto, seja ele alimentício, fármaco, agrícola ou qualquer outro.

A prática, contudo, mostra que este pensamento nem sempre se mostra verdadeiro no mundo real da planta. Granulometria fora das especificações, impossibilidade de realizar certos procedimentos (como a peletização, por exemplo), homogeneização aquém do ideal: estes e muitos outros obstáculos acabam surgindo de forma muitas vezes imprevista ou até indetectada, prejudicando a performance da linha como um todo.

Comparativamente, fornecedores especializados em moagem na modalidade de outsourcing conseguem superar estes problemas e outros, com garantia de prazo e qualidade e uma escalabilidade de custos que, muitas vezes, acaba sendo mais atraente do que a operação interna no cliente.

Mas como isso é possível?

O diferencial do especialista

O primeiro ponto a ser analisado é o fato de que este tipo de prestador de serviço é altamente especializado. Diferentemente do que ocorre dentro da fábrica, onde a moagem é apenas uma das etapas da linha, no fornecedor especializado ela é o produto a ser entregue, portanto ela recebe um olhar totalmente diferente, com busca constante para melhorias e otimizações. Isso se traduz em benefícios para todos os clientes que usam seus serviços, os quais acabam recebendo sempre os melhores insumos possíveis.

Outro grande diferencial está no fator humano dentro da fábrica. Por serem amplamente treinados e focados nesta atividade, os operadores da planta têm ampla experiência em uma série de materiais, o que gera sinergias e aprendizados importantes. Isso proporciona oportunidades de melhorias de forma geral na atividade, garantindo que o cliente sempre pode contar com um produto trabalhado com as melhores práticas do mercado.

Além disso, os equipamentos utilizados tendem a ser de nível mais alto do que aqueles adotados por fábricas não-especializadas. Isso permite o alcance de um grau superior de precisão na micronização, atingindo especificações de dimensões difíceis de serem alcançadas por empresas que optam pela internalização. Analogamente, estes equipamentos conseguem processar com sucesso uma ampla gama de materiais, sejam eles mais frágeis, com alto potencial de aglomeração ou com qualquer outra característica específica que os torne difíceis de serem micronizados pelo cliente.

No tocante à garantia de entrega em termos de qualidade, os melhores fornecedores do mercado contam com laboratório especializado, que pode oferecer laudos comprovando as especificações do material entregue, garantindo a conformidade do produto com as normas relevantes para o cliente. Isso é um diferencial importante para setores de alimentício, farmacêuticos e similares, e os clientes que optam pela internalização frequentemente precisam contratar serviços externos de certificação, o que gera custos e torna seu rollout de produtos mais lento.

 

Finalmente, vale analisar a questão da economia. Neste modelo de negócios, o fornecedor atua com economia de escala, garantindo uma eficiência operacional de custos difícil de ser obtida pelo cliente; mais do que isso, como o preço está atrelado ao volume processado, o outsourcing é muito elástico, ajudando o cliente a lidar com sazonalidade, expansões e imprevistos de forma ágil e sem a necessidade de investimento em infraestrutura, reestruturações, contratações ou qualquer outro custo do gênero.

 

Assim, vemos que o outsourcing em moagem e micronização pode ser uma excelente alternativa para quem busca, ao mesmo tempo, mais produtividade, qualidade e controle de custos. Fale com nossos especialistas e veja como podemos ajudar sua indústria hoje mesmo.

 

SAPS Brasil

SAPS Brasil

Fale com nossos especialistas