Blog


Home Blog Outsourcing: Passos Para Encontrar o Parceiro Ideal

Outsourcing: Passos Para Encontrar o Parceiro Ideal

A terceirização de processos industriais pode ser uma excelente alternativa para aumentar a produtividade – desde que você conte com o parceiro certo.

Já abordamos no passado as diversas vantagens que o outsourcing pode proporcionar aos clientes que optam por ele, como a produtividade, a garantia de qualidade por meio de tecnologia e processos confiáveis, ampla experiência do fornecedor e muito mais. Contudo, sempre é importante ressaltar que estes benefícios são possíveis de serem obtidos, mas não são garantidos em qualquer fornecedor. De fato, se a opção for feita por uma indústria que não reúne todos os fatores necessários para entrega de máxima qualidade, o cliente pode não obter as vantagens projetadas e, como consequência, não atingir o retorno previsto em seus investimentos.

O segredo para se evitar essa situação é simples, ao menos no conceito: pesquisar o fornecedor antes de se optar por um caminho ou por outro; isso, entretanto, pode ser complicado de se fazer se o cliente não sabe exatamente o que procurar. O que separa uma boa indústria de processamento de uma ruim? Quais os diferenciais que importam? O que caracteriza um parceiro confiável, que pode entregar a qualidade e a escala desejadas? Para poder escolher com total confiança, sugerimos olhar para estes três pontos fundamentais:

 

  • Busque o histórico de clientes e a referências do mercado

Trabalhar com uma empresa que tenha uma boa reputação e que trabalhe de maneira correta, com equipamentos adequados e capacidade compatível com sua demanda é fundamental para o sucesso da terceirização. Por isso, é importante analisar seu histórico, conferir se o potencial parceiro tem boa reputação, se acumula cases de sucesso ou reclamações, se realmente conta com a estrutura anunciada e outros fatores. Uma indústria com histórico de atrasos, falhas e não conformidades com as especificações dos produtos dos clientes deve ser olhada com desconfiança, especialmente para quem precisa de máxima qualidade na entrega.

 

  • Preços baixos demais podem ser sinal de baixa qualidade

Escolher um fornecedor que tenha um preço agressivamente baixo pode parecer tentador, principalmente para empresas que possuem um orçamento mais restrito, mas é importante ter cuidado. Fique atento à qualidade do produto entregue, ao cumprimento da data, ao atendimento e ao suporte técnico que está sendo oferecido, pois, para conter custos e derrubar o preço, o fornecedor pode estar sacrificando o treinamento e o investimento no pessoal, os equipamentos e outros fatores. Oferecer um produto de alto nível requer investimentos, e um preço baixo demais provavelmente indica a falta disso na fábrica, o que vai, seguramente, impactar negativamente no produto oferecido ao cliente.

  • Confira os serviços e estruturas além do processamento de sólidos

O preço é consistente, os equipamentos de moagem são bons, não há muitas reclamações, então é só fechar negócio? Ainda não. Antes de definir sua escolha, confira elementos paralelos ao core business do fornecedor, como a metodologia de trabalho, o grau de experiência dos operadores e dos gestores, as estruturas de apoio logístico, a presença de laboratórios de análise e similares. A qualidade é a consequência do alinhamento de uma série de fatores, portanto seja detalhista na hora de analisar tudo que o parceiro pode oferecer, além do serviço principal.

Investir em terceirização é uma ótima escolha para o crescimento de sua empresa, mas é fundamental analisar, então, os detalhes da operação do potencial fornecedor. Com o parceiro adequado, as etapas definidas e um investimento relativamente baixo, sua empresa irá gerar economia e, ao mesmo tempo, aumentar a margem de lucro, podendo produzir mais investindo menos, se tornando mais competitiva e eficiente.

 

 

SAPS Brasil

SAPS Brasil

Fale com nossos especialistas