Blog


Home Blog Os custos ocultos em uma planta de moagem – e como evitá-los

Os custos ocultos em uma planta de moagem – e como evitá-los

Existem mais despesas no processo de moagem e micronização que o desgaste de equipamento e energia. Veja quais são e como contorná-los.

Moagem em escala industrial é um processo potencialmente custoso, com aquisição e operação de equipamentos pesados, pessoal especializado, manutenção e outras despesas facilmente previsíveis. Contudo, elas não são as únicas neste processo, e nem sempre os gestores as preveem de forma satisfatória em seu planejamento, o que, potencialmente, pode levar a dificuldades no equacionamento das contas e no retorno dos investimentos.

Um ponto diretamente ligado à operação e nem sempre enxergado com clareza é a limpeza dos sistemas. Para evitar contaminação cruzada e manter a qualidade do produto, é fundamental que haja um processo criterioso e detalhado de higienização dos equipamentos, ao mesmo tempo em que deve ser ágil para evitar ociosidade da linha. Essa combinação requer pessoal especializado e muito bem treinado, o que gera custos para a empresa – custos, estes, que frequentemente são ignorados na hora do planejamento.

Outro aspecto importante está na atualização dos equipamentos. Mesmo os melhores, eventualmente, precisarão receber melhorias e inovações, as quais deverão ser custeadas pela própria indústria. Ao considerar estes novos investimentos, muitas fábricas adiam ao máximo estas aquisições, evitando os gastos, mas abrindo mão de melhorias em seu desempenho, efetivamente perdendo a chance de se destacar e se adiantar em relação à concorrência.

Vale a pena observar, também, a questão da capacitação de pessoal. Mesmo o melhor moinho requer pessoal qualificado para que gere produtos na especificação desejada, dentro dos parâmetros de qualidade desejados pelo cliente. Essa qualificação gera custos, tanto em termos de folha de pagamento (dado que profissionais experientes tendem a receber mais) quanto em treinamentos, atualizações e capacitações. Manter uma equipe funcionando em alta performance gera custos, os quais devem ser absorvidos pela indústria.

Todas estas situações são extremamente comuns na indústria, mas, felizmente, podem ser evitadas pela mesma solução: outsourcing. Ao terceirizar operações com empresas especializadas, sua fábrica pode garantir qualificação de pessoal, processos de alto nível em limpeza e higienização, além de atualização constante de seus sistemas – tudo com custos controlados. Nesta modalidade, os investimentos estão atrelados à produção, aumentando ou diminuindo de acordo com o volume de serviço, e todos os benefícios produtivos são valores e diferenciais agregados ao processo. Isso faz com que a terceirização venha crescendo em todos os setores e, potencialmente, seja uma opção muito interessante para otimizar sua produção externamente.

 

SAPS Brasil

SAPS Brasil