Blog


Home Blog O que 2020 mostrou sobre escalabilidade e outsourcing

O que 2020 mostrou sobre escalabilidade e outsourcing

Com a necessidade de superar diversos desafios neste ano, um aspecto ficou claro para a indústria: o outsourcing pode ser um aliado poderoso em tempos incertos.

Regras e restrições mudando o tempo todo. Comércio duramente prejudicado. Incerteza econômica. Estes fatores criaram um cenário particularmente desafiador para a indústria em todo o país – e talvez no mundo – que precisaram se adequar à nova realidade rapidamente para se manter operacionais e superar a turbulência.

Neste contexto, uma prática que já vinha crescendo se mostrou uma solução particularmente inteligente e efetiva para superar a instabilidade: o outsourcing. Ao invés de internalizar as operações e correr o risco de gerar mais gastos, muitas fábricas optaram pelo caminho da terceirização, buscando empresas especializadas para realizar parte de seus serviços. Um bom exemplo disso está no segmento de moagem e micronização, uma atividade que exige técnica e qualificação, que requer tanto equipamentos de ponta quanto pessoal qualificado, e que é diretamente afetada pela sazonalidade do mercado.

As indústrias que optam por este tipo de solução têm boas chances de obter melhores resultados, sobretudo em momentos de instabilidade e incerteza. Isso se deve ao fato de que os custos nesta modalidade estão diretamente relacionados a volume de produção, de modo que são mais controláveis e previsíveis, fatores muito importantes em momentos de economia frágil. Especificamente, esta prática  tende a trazer vantagens como:

  • Adaptação ao cenário externo: a escalabilidade produtiva é um dos maiores trunfos de quem conta com o outsourcing. A capacidade de se adaptar às necessidades do mercado de forma rápida, sem a necessidade de incorrer em custos fixos ou investimentos elevados é decisiva para ganhar agilidade e se adaptar rapidamente aos desafios apresentados pelo cenário econômico;
  • Competitividade: com desaquecimento do mercado, fatores como qualidade e agilidade se tornam ainda mais decisivos na captação e fidelização de clientes. Para indústrias de menor porte, isso pode ser ainda mais desafiador, levando muitas ao fechamento por não terem estrutura para competir em condições desfavoráveis. O outsourcing surge como uma alternativa viável economicamente e que traz expertise técnica para dar mais competitividade aos players menores;
  • Redução de custos: em caso de necessidade de redução de custos fixos, terceirizar as operações ajuda a desonerar as despesas da fábrica, sem abrir mão de qualidade e prazo, uma vantagem fundamental em momentos como os vividos neste ano.

 

É esperado que a fase de dificuldades esteja já se encaminhando para o fim, com o reaquecimento dos mercados se aproximando. Contudo, as lições aprendidas este ano devem permanecer e as  boas práticas que ajudaram os negócios a superar as adversidades de 2020 devem ganhar ainda mais força para o próximo ano.

SAPS Brasil

SAPS Brasil