Blog


Home Blog É possível terceirizar apenas parte do meu processo industrial?

É possível terceirizar apenas parte do meu processo industrial?

Diante de um mercado exigente e em constante mudança, os complexos processos industriais estão sendo cada vez mais discutidos entre gestores de empresas de diversos segmentos. Contudo, uma das principais dúvidas diz respeito à terceirização completa da cadeia produtiva ou apenas parte do processo, e ambas opções são práticas interessantes para a indústria contemporânea.

Segundo pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), 69,7% das empresas industriais entrevistadas utilizam serviços terceirizados, sendo que desse montante, 84% estuda manter ou ampliar a utilização desses serviços. Os principais setores entrevistados são transformação extrativa e construção, mas entendemos que em outros segmentos, essa já é uma realidade.

Itens como custo-benefício, maior disponibilidade de serviços e impactos nos resultados finais são pontos fortes da terceirização e estão acelerando a competitividade entre os mercados. Além disso, empresas podem focar mais em suas atividades estratégicas, menos em processos jurídicos e investir em esforços de qualidade e produtividade.


Motivos para terceirizar apenas parte do seu processo


  • Necessidade de tecnologia avançada

Acompanhar tendências tecnológicas e adquirir os equipamentos mais inovadores do mercado não é uma tarefa simples. Pensando em todo o investimento, terceirizar parte do processo que exija tecnologia avançada e agilidade, é uma boa opção.

  • Otimização de custos

A curto e longo prazo, a terceirização de parte do processo otimiza etapas e custos elevados, principalmente em períodos de urgência e sazonais, ajudando empresas a manter o foco no que é prioridade e a não ter que investir de última hora em um processo complexo.

  • Maior eficiência na atividade contratada

A mercê de processos eficientes e voltados à metodologia ágil, as empresas podem iniciar a terceirização de parte do processo sem dor de cabeça. A contratada disponibilizará os recursos mais adequados a sua necessidade.

  • Menos complexidade

A expertise do parceiro é a boa notícia para gestores. Descomplicando as etapas e oferecendo soluções, a contratada poderá planejar estrategicamente a entrega, usando sua habilidade para atender as empresas em menos tempo e com mais qualidade.

  • Criar valor e investir em processos tão importantes quanto o terceirizado

Mais tempo e esforços podem ser realocados aos processos não terceirizados, mantendo a cadeia produtiva fluindo positivamente e concentrando menos recursos para atingir os seus objetivos principais.

  • Acesso a recursos qualificados

Empresas terceirizadas já atendem os procedimentos e normas mais exigentes do mercado possuem e a estrutura adequada para realização do serviço com qualificação. Isso garante serviço diferenciado e menos incômodo para empresas.

Definir os objetivos da terceirização de parte do processo é o primeiro passo para que sua empresa tenha um cronograma alinhado com as expectativas de negócios. Muitas relações entre empresa e parceira terceirizada perduram por anos, devido a definição clara e objetiva de ambas as partes.

Pensando nisso, optar por uma empresa que tenha experiência e excelente estrutura é uma maneira inteligente de aumentar a produtividade, obter resultados satisfatórios e investir no core business da empresa, principalmente quando falta uma etapa ou ela está defasada em sua empresa. Conte com especialistas responsáveis e estratégicos para terceirizar parte do seu processo e se beneficiar de parcerias produtivas.

SAPS Brasil

SAPS Brasil

guia-como-reduzir-gastos-com-outsourcing