Blog


Home Blog Conhecimento e especialização: os diferenciais na hora de optar pelo outsourcing

Conhecimento e especialização: os diferenciais na hora de optar pelo outsourcing

Amplamente adotado nos mais diversos segmentos, o outsourcing pode trazer agilidade e economia – desde que feita a escolha pelo fornecedor ideal.

Embora o princípio do outsourcing seja simples de ser entendido e replicado, seus resultados nem sempre o são. De fato, não é difícil encontrar empresas que ofereçam terceirização das mais diversas atividades, e isso é verdadeiro também no campo de moagem e micronização. Contudo, não basta comprar um moinho e oferecer sua operação na forma de serviço para garantir os resultados potenciais do outsourcing: é preciso uma série de qualificações para isso.

O primeiro ponto que precisa ser destacado está no conhecimento técnico da equipe que efetivamente opera os equipamentos. Empresas de terceirização atuam, por definição, para vários clientes e, portanto, precisam se adequar a diversas especificações de produtos e materiais. Granulometria, preservação da integridade do produto, capacidade de peletização, cuidados e procedimentos para manutenção de padrões de qualidade e pureza: tudo isso e muito mais é afetado diretamente pela experiência e pela qualificação técnica da equipe.

Ainda no aspecto técnico, vale a pena destacar que a entrega de qualidade comprovada precisa ir além da moagem em si, devendo ser atestada por laboratório devidamente equipado. Neste sentido, contar com um fornecedor que tenha técnicos preparados e que atestem de forma consistente o serviço prestado é uma garantia de que sua indústria está recebendo exatamente o que comprou, podendo criar seus próprios produtos com tranquilidade.

Além da qualificação técnica, é fundamental destacar a questão do equipamento especializado e de alta performance. Não há como negar: equipamentos melhores, quando operados por pessoal bem preparado, geram resultados mais interessantes para o cliente. Isso pode ser interpretado de diversas maneiras, de acordo com cada indústria, incluindo:

  • Maior homogeneidade em pós
  • Granulometria da partícula
  • Maior grau de pureza do composto gerado
  • Ausência de contaminação cruzada na produção

Assim, é decisivo para o cliente avaliar se seu potencial fornecedor conta com equipamentos de ponta, capazes de atingir o grau de exigência necessário, e com profissionais que saibam como tirar o máximo deles. Similarmente, contar com um laboratório adequadamente equipado e conduzido por técnicos habilitados é importante para receber um serviço com qualidade atestada e certificação ISO 9001. Ao unir estes fatores – aí sim – sua indústria terá todas as condições de colher os benefícios da terceirização, produzindo com custos previsíveis, mais agilidade e obtendo um produto de alto nível, que faça frente aos desafios de seu mercado.

SAPS Brasil

SAPS Brasil