Blog


Home Blog Como saber se sua empresa deve apostar em outsourcing para suas operações

Como saber se sua empresa deve apostar em outsourcing para suas operações

artigo-23-01-2020

Fala-se muito de outsourcing como uma opção para ampliar e melhorar operações com inúmeros benefícios, mas este tipo de serviço serve para a sua empresa? Descubra neste artigo.

Já mencionamos em nosso blog os benefícios que o outsourcing pode trazer para uma empresa, especialmente no setor de moagem. Contudo, seria esta uma solução aplicável em qualquer contexto e para qualquer empresa? Quais as condições mais indicadas para uma empresa se beneficiar deste tipo de serviço?

Para ajudar você a decidir o melhor caminho para o seu negócio, reunimos aqui alguns pontos que devem ser considerados por quem deseja contratar serviços de terceirização em moagem e micronização.

  • Busca por resultados específicos

Peletização de pós, para citar um exemplo, rendem mais performance para produtos como achocolatados, mas dependem de equipamentos especializados para ser obtidas. Neste caso, para empresas de porte menor, os investimentos em compra de moinhos que atinjam este nível de especificidade podem ser proibitivos, impedindo-as de oferecer um produto com esta característica.

Neste caso, a opção por um fornecedor terceiro que conte com esta tecnologia elimina os custos de aquisição deste equipamento, ao mesmo tempo que permite aproveitar os resultados que ele pode proporcionar.

 

  • Picos de produção

Empresas que oferecem produtos com alta sazonalidade e que, em seus momentos de picos de produção, não conseguem suprir toda a demanda têm muito a ganhar com outsourcing de processos de moagem. Nestes casos, o cliente conta com garantia de prazo e parâmetros de qualidade, sem custos fixos e sem investimentos pesados em infraestrutura.

 

  • Experimentação

Em casos de testes de novos produtos, investimentos em novos equipamentos podem ser pouco atraentes, visto que os resultados que podem trazer são incertos e, portanto, sem garantia de retorno. O outsourcing, então, surge como uma alternativa para a realização de testes e avaliações, permitindo que a empresa defina melhor sua estratégia e lance os produtos com mais segurança e, novamente, sem grandes investimentos estruturais.

 

  • Ampliação gradativa de demanda

Se uma empresa cresce a ponto de superar ligeiramente sua capacidade produtiva máxima, o investimento em novos equipamentos pode ser uma decisão difícil de ser tomada, já que seu excedente de capacidade pode demorar a ser empregado e, por isso, só trazer retornos em longo prazo. Aqui, a terceirização desponta como uma opção que atende às demandas de forma precisa e bem ajustada, apoiando o cliente em seu crescimento até que a sua operação justifique uma expansão em seu parque produtivo.

Como se vê, o outsourcing pode fazer a diferença em uma série de contextos, por isso vale a pena analisar cuidadosamente a situação de sua empresa, planejando seus objetivos e verificando aspectos da terceirização que podem impactar de forma positiva o seu negócio.

New call-to-action