Blog


Home Blog Como reduzir custos de importação com a terceirização de serviços

Como reduzir custos de importação com a terceirização de serviços

Para a maioria das indústrias, importação é sinônimo de custos exacerbados. Mas, não precisa ser assim. No decorrer dos últimos anos, a terceirização ganhou espaço e vem mostrando seus benefícios como ganho de competitividade e, sim, redução de custos.

Planejar é a primeira ação para alcançar bons resultados. Portanto, sugerimos que comece a pensar primeiramente nesses pontos:

  • Preço;
  • Quantidade;
  • Peso;
  • Modais de transporte (valor do seguro);
  • País de origem;
  • Tempo de entrega.

 

O resultado da análise dos itens citados acima impacta diretamente no custo total da importação. Sendo assim, é necessário entender com profundidade quais são as necessidades da empresa e a partir disso verificar as melhores opções.

Geralmente, as indústrias compartilham uma dúvida em comum. Qual a melhor opção, importar produtos processados ou matéria-prima ?

A primeira, implica adquirir os processos de produção estrangeira, tornando o valor do produto final mais elevado, bem como os custos de importação. Na segunda, o valor da matéria-prima bruta é menor e, ao terceirizar o processamento no país de destino, o custo total é compensado.

Além do mais, ao comprar matéria-prima bruta, é possível adquirir maior quantidade com preços melhores e obter ampla visibilidade da produção a longo prazo.Isso significa, previsão de lucros e ganho de competitividade no mercado.

Logo, incluir parceiros especializados nos seus processos produtivos podem ser uma ótima solução. Além da redução de custos, a terceirização carrega outros benefícios, especialmente para o segmento de sólidos secos.

Benefícios da terceirização de sólidos secos:

Sólidos secos possuem características diferentes e exigem análises cuidadosas para cada caso separadamente. Para isso, parceiros especializados, contam com diversidade de equipamentos de alto nível, profissionais capacitados e possibilidade de projetos personalizados para necessidades específicas, graças a sua expertise no mercado.

Além do mais, muitas indústrias não possuem espaço em sua planta produtiva para realizar os processamentos com qualidade, ou até mesmo para expandir a escala de produção. Mais uma vantagem da terceirização.

Com planejamento, é possível otimizar seus resultados a médio e longo prazo, garantindo confiabilidade e possibilidade para inovações.

Sendo assim, conte com especialistas para reduzir seus custos de importação e oferecer produtos finais de qualidade a preços competitivos.