Blog


Home Blog Como aumentar a competitividade com a cadeia de suprimentos

Como aumentar a competitividade com a cadeia de suprimentos

O mercado de compra e venda nunca foi tão competitivo e exigente como nos tempos atuais. Diversas ferramentas e estratégias estão compondo as ações de empresas que passam dias, horas ou meses, planejando como destacar-se da temida concorrência. E mesmo que sua empresa sinta que está muito a frente, não é hora de desacelerar as ações e, sim, de manter-se atento aos principais sinais do mercado.

A rapidez às respostas e um olhar mais amplo nos diversos processos existentes podem fazer a diferença nos resultados e na percepção do consumidor final. Nesse cenário, a cadeia de suprimentos pode obter atenção especial de gestores, visando acelerar a competitividade, otimizar recursos, reduzir custos e maximizar os diversos ciclos da empresa.

Uma das práticas que ajudam a atingir os objetivos da cadeia de suprimentos é a terceirização e a Confederação Nacional de Indústrias confirma essa tendência com um levantamento interessante: seis em cada dez indústrias brasileiras utilizam algum tipo de serviço terceirizado em pelo menos uma etapa de sua produção. 

Além dos objetivos citados acima, o benefício mais buscado por empresas é o de produzir mais e atender suas demandas que, ora ou outra, aumentam e não há suporte interno para atendê-las. O desperdício de matéria prima e o atendimento da demanda em tempo hábil também entram na lista de prioridades de empresas que optam por esse modelo.

Na terceirização é possível encontrar diversos itens que potencializam a cadeia de suprimentos e evitam dores de cabeça, como:

 

  • Alta tecnologia;
  • Mão de obra especializada;
  • Maior continuidade nos processos;
  • Mais capacidade produtiva, entre outros.

 

A cadeia de suprimentos pode trazer competitividade de diversas formas, seja com um acompanhamento mais detalhado dos KPI's da empresa ou com um gerenciamento mais avançado na rede de negócio. 

SAPS Brasil

SAPS Brasil