Blog


Home Blog Certificação GMP+: O que é, qual a sua importância e quais benefícios ela proporciona para o segmento de Feed Animal

Certificação GMP+: O que é, qual a sua importância e quais benefícios ela proporciona para o segmento de Feed Animal

Entenda como a Certificação GMP+ pode auxiliar as indústrias que fabricam ração animal a elevar sua qualidade de processos e ganhar competitividade no mercado local e internacional.

 

As certificações são de extrema importância para diversos segmentos, especialmente os industriais, garantindo qualidade, segurança e eficiência dos processos produtivos. Algumas dessas certificações são obrigatórias e exigidas pelos órgãos regulamentadores para que as atividades sejam viabilizadas.

 

Porém, mesmo que não sejam exigidas por lei, algumas são de extrema importância para conquistar uma gama maior do mercado local ao internacional, elevar a qualidade dos processos em geral e agregar maior diferencial competitivo. A GMP+ é uma delas.

 

Desenvolvida para as indústrias que fabricam ração animal, sua estrutura de avaliação é baseada nos requisitos de gerenciamento de qualidade ISO 9001 e com a integração do Plano de Análise de Perigos e Controle Crítico (HACCP).

 

As fábricas que adotam as boas práticas de produção impostas pela GMP+ verificam um significativo aumento do controle de riscos em todas as etapas do processo, desde a fabricação, transporte e armazenamento dos produtos. Isso porque, o objetivo é eliminar qualquer possibilidade de contaminação interna e externa das rações animais.

 

Isso ocorre por meio da verificação e validação de todas as atividades, ou seja, qualquer ação é monitorada e controlada rigorosamente.

 

Ampliando para o mercado local e internacional

 

Conforme dito anteriormente, a GMP+ não é obrigatória, mas é um grande diferencial para as fábricas certificadas. Essa certificação é exigida por grande parte das empresas locais e internacionais como forma de garantir qualidade e segurança dos produtos devido a rigorosidade da avaliação. Uma fábrica certificada, de certo, atende altos padrões de limpeza e de boas práticas de produção.

 

Elevando o patamar de produção com GPM+

 

Um dos segredos para oferecer segurança para a produção como um todo, desde a qualidade dos produtos e práticas dos colaboradores, é o ato de gerar evidências concretas que realmente atestam os bons resultados, sendo umas das principais exigências da GMP+.

 

Ou seja, não basta dizer que não existe contaminação nos alimentos ou que os sistemas são executados de uma certa maneira, mas sim comprovar os fatos. Dessa forma, uma cultura de controle e cuidado é disseminada em toda a cadeia produtiva, contribuindo para a melhora contínua das atividades e para uma excelente governança dos processos.

 

Benefícios de ser certificado

 

  • Ampliação de vendas para o mercado local e internacional.
  • Aumento da eficiência produtiva, contribuindo para mitigação de falhas no processo produtivo e, consequentemente, diminuição de custos.
  • A GMP+ é pautada na ISO 9001 e no controle de risco (HACCP) proporcionando uma melhora significativa em sua política global de qualidade.
  • O certificado GMP+ transmite maior credibilidade aos clientes e comprova profissionalismo e boas práticas de produção.

 

Sendo assim, a GMP+ é uma importante ferramenta para agregar valor ao segmento de ração animal, garantir segurança ao mercado e auxiliar cada vez mais organizações a alcançarem níveis extremamente altos em seus processos produtivos.

 

SAPS Brasil

SAPS Brasil

Fale com nossos especialistas