Blog


Home Blog Case SAPS: Empresa do segmento Químico

Case SAPS: Empresa do segmento Químico

artigo-25-03

O que acontece quando unimos o melhor em manuseio de sólidos com sistemas líderes em moagem e micronização? Resultados notáveis para diversas empresas. Veja como a SAPS contribuiu de forma decisiva para três clientes - e como ela pode fazer o mesmo por você.

Neste caso, o cliente, uma grande fabricante de materiais agrícolas, já tinha uma estrutura de moagem instalada que fazia frente às suas necessidades. Como decorrência do desenvolvimento de novos produtos, a empresa se viu diante de um desafio inesperado: com os sistemas de moagem então instalados, não conseguiam atingir a especificação granulométrica. 

O tamanho máximo de partículas era um dos maiores problemas a serem superados, pois esse material seria pulverizado em campo e não podia conter nenhuma partícula acima de 150µm, o que acontecia com frequência com seu equipamento até então. Isso levava a problemas de entupimento de bicos na hora da aplicação, gerando insatisfação do cliente e dores de cabeça para a empresa.

E ainda havia outras questões ligadas às características do equipamento: devido à ineficiência de seus moinhos, o produto era reciclado diversas vezes, o que gerava aquecimento e acarretava em problemas com o produto. Especificamente, ele leva à perda de umidade e, por consequência, de produto, chegando a representar 10% de perda e degradação do ingrediente ativo, que não podia ultrapassar 35° C.

Solução

Como não estavam prontos para fazer fazer um grande aporte de verba em infraestrutura, esta empresa recorreu à SAPS para realizar o serviço de forma terceirizada, colocando seus equipamentos e especialistas a serviço deste projeto. Para ele, foi recomendado o uso de seu moinho classificador de alta eficiência, que utiliza uma grande vazão de ar garantindo um processamento resfriado e, portanto, mais indicado para este caso.

Devido ao sofisticado sistema de classificação (ATP-NG) e ao controle rigoroso das variáveis do processo (como velocidades de rotação do elemento de moagem e da roda classificadora (rpm), vazão de ar (m3/h), taxa de alimentação (kg/h) entre outros, a SAPS garantiu um produto livre de partículas indesejáveis, além de manter a integridade do ingrediente ativo devido às baixas temperaturas. A perda de produto foi muito pequena, ficando em torno de 1%, o que representou um grande ganho econômico para o cliente.

Na prática, se pode verificar que o cliente ganhou não só na qualidade do produto em si, mas também na eficiência produtiva e na economia de custos de estrutura, decretando o sucesso do projeto.

O que concluímos

Após o processamento de centenas de toneladas, a empresa está extremamente satisfeita com o rendimento do processo. Mesmo processando fora de sua instalação, o que gera custos adicionais com transporte, a eficiência do processo da SAPS gera economias que superam substancialmente as despesas logísticas.

Venha para a SAPS

 Estes exemplos mostram como a parceria com a empresa certa pode trazer mais do que qualidade para o processamento de seu produto, mas também economias e maiores possibilidade de exploração de todo seu potencial. Fale com  nossos especialistas e deixe a SAPS fazer a diferença para seu negócio.

guia-como-reduzir-gastos-com-outsourcing

SAPS Brasil

SAPS Brasil