Blog


Home Blog As melhores práticas para processar agroquímicos biológicos

As melhores práticas para processar agroquímicos biológicos

A busca pelo equilíbrio entre a agricultura, natureza e sociedade cresceu exponencialmente diante das mudanças climáticas que vem acontecendo no mundo. Além disso, a preocupação com a segurança alimentar da sociedade também tem sido uma importante pauta nos centros de decisão dos países ao redor do globo.

 

A utilização de agrotóxicos nas culturas agrícolas abre amplos debates em relação ao seu custo benefício e o quanto os elementos químicos presentes nas soluções aplicadas são prejudiciais à saúde da população e, também, do solo. O segundo ponto ainda abrange a questão da contaminação das águas, elevando ainda mais os problemas ambientais.

 

Diante desse cenário, os agroquímicos biológicos se tornaram uma excelente opção para galgar uma produção agrícola mais eficiente e ao mesmo tempo sustentável. Conforme citado anteriormente, a saúde do solo é uma grande preocupação e os biológicos contribuem com o aumento dos índices de matéria orgânica ao longo do tempo, contribuindo para uma recuperação de nutrientes mais rápida.

 

Outro fato muito pertinente em relação às vantagens da utilização de agroquímicos biológicos é o aumento que ele tem mostrado da capacidade de absorção de água das plantas. Para os períodos de seca, essa vantagem é um diferencial imprescindível, pois auxilia a produção dos agricultores e diminui a quantidade de água necessária para irrigar a plantação. Além do ganho econômico, não podemos deixar de mencionar o seu trunfo sustentável, uma vez que a agricultura é responsável por 70% do consumo da água do mundo.

 

Sendo assim, as indústrias de agroquímicos possuem uma lista vasta de vantagens competitivas e um potencial de crescimento enriquecedor, tanto para a lucratividade da fábrica quanto para a natureza. Contudo, por se tratar de organismos vivos, seu processamento requer certos cuidados especiais.

 

Por essa razão, trouxemos algumas das melhores práticas para processar esse produto tão valioso para o mercado:

1 - Realize o processamento em condições de manutenção de temperatura controlada para não correr o risco de desnaturar o composto e matar o agente biológico;

2 - Atente-se à granulometria do material, que deve ser consistente e manter a mistura fina, evitando entupimentos nos bicos de distribuição na plantação;

3 - Realize regularmente a limpeza e a manutenção dos dutos do sistema, dado que em plantas onde é feito o processamento de agroquímicos biológicos existe grandes riscos de contaminação cruzada, mesmo quando há a limpeza padrão dos dutos e tubulações.

 

As práticas acima serão determinantes para o sucesso da produção da sua indústria. Para elevar ainda mais os resultados e oferecer um produto de alta qualidade, conte com um parceiro especializado e que possui os equipamentos mais modernos e ideais para o processamento desse tipo de material.

 

A SAPS _ Serviços Avançados de Processamento de Sólidos é referência no segmento de moagem, classificação e micronização. E mais, sua indústria terá o apoio de um laboratório de análises e a garantia de receber um produto comprovadamente eficaz e certificado, tanto em termos de granulometria quanto em teor biológico, assegurando que sua aplicação na agricultura atenda às expectativas do produtor.

Fale agora mesmo com nossos especialistas!

 

 

SAPS Brasil

SAPS Brasil

Fale com nossos especialistas