Blog


Home Blog A importância da análise laboratorial no desenvolvimento e aprimoramento de produtos

A importância da análise laboratorial no desenvolvimento e aprimoramento de produtos

O lançamento bem como o aprimoramento de produtos são cruciais para que as indústrias se destaquem e se mantenham relevantes no mercado; entretanto, muitas delas não se preparam de forma adequada e acabam tendo problemas com o resultado.

Embora existam diversos fatores que afetam diretamente a qualidade de um produto, a maioria deles pode ser evitada com uma importante ação: a análise prévia do material e seu comportamento. E os testes laboratoriais são grandes aliados nesse momento.

A utilização dos dados provenientes dessas análises serve como um guia para as tomadas de decisões e tem como objetivo oferecer informações precisas como o tamanho ideal das partículas, o comportamento dos materiais em diferentes condições de temperatura e pressão, os níveis de solubilidade, molhabilidade, homogeneidade, entre outros indicadores.

Tais características são determinantes para diversos segmentos para garantir a eficácia e qualidade do produto. Por exemplo, os medicamentos precisam ser absorvidos de maneira adequada para serem efetivos no combate às doenças, caso as partículas não apresentem níveis satisfatórios de absorção, a saúde das pessoas estará em risco.

Em adição, no caso dos alimentos, como os temperos instantâneos e achocolatados em pó, o tamanho da partícula também será importante para que o produto se misture de forma homogênea e garanta uma experiência mais agradável para o consumidor.

Apesar dos diversos benefícios, muitas indústrias ainda não investem nesse tipo de análise, seja por pensarem que esse serviço é inacessível ou até mesmo difícil de implementar - o que faz com que as decisões sejam baseadas em palpites ou dados rasos.

Para facilitar a análise e trazer uma referência clara sobre o tema, separamos dois tipos de análises de granulometria, os quais podem ajudar no desenvolvimento e aprimoramento de seus produtos. Esta disciplina é um estudo focado na dimensão de grãos sólidos e tem como objetivo a previsão de seu comportamento através da classificação das partículas. A SAPS conta com dois tipos de Ensaios de Granulometria:

Por peneiramento a vácuo

Seu objetivo é analisar e determinar o tamanho das partículas, sejam eles gordurosos ou finos cuja dimensão é de até <80 mesh. Através desse estudo é possível estabelecer parâmetros de peneiramento, curva granulométrica cumulativa e até mesmo determinar a fluidez e inundabilidade do grão.

Por difração a laser

É uma análise que segue a norma ISO 13320 e por tal motivo é recomendada ​​para partículas entre 0,1 – 3000 µm. Através dos índices CARR, é possível identificar a fluidez e inundabilidade de produtos, e gerar um laudo granulométrico completo com os parâmetros de peneiramento e curva granulométrica cumulativa.

 

Esses dados são essenciais no desenvolvimento de produtos de qualidade e são condizentes com a realidade de cada indústria. Ser guiado por dados não é impossível se sua indústria escolher a SAPS como sua parceira.

A SAPS conta com as mais completas soluções em equipamentos para análises de caracterização física de sólidos a granel. A experiência que você precisa para preservar a reputação da sua marca e conquistar a confiança dos consumidores.

Quer tomar decisões estratégicas e alavancar os resultados da sua indústria? Fale com nossos especialistas! Todos os nossos relatórios são enviados brevemente após o recebimento do material para análise.

SAPS Brasil

SAPS Brasil

Fale com nossos especialistas